Vinho é saúde
- Categoria: Saúde
- Criado em Domingo, 29 Novembro 2009 01:51
- Escrito por Elaine Rodrigues
- Acessos: 1173

Imagem: Shutter Stock
De acordo com o médico endocrinologista e enófilo de primeira linha, Antônio Carlos do Nascimento, o vinho também ajuda a fazer amigos. E todas as teses, baseadas em pesquisas, trabalhos cientÃficos e na sua própria experiência, que o fez escrever numa linguagem simples e clara, que o livro: Vinho: Saúde e Longevidade, mostra como o consumo moderado da bebida traz benefÃcios para o corpo e a mente, evitando doenças e prolongando a vida.
O autor conta do paradoxo francês, os franceses consumem mais gorduras saturadas que os americanos e, por isso, apresentam uma taxa menor de mortalidade provocada por problemas coronarianos em relação aos americanos, apesar de se constatar nÃveis de colesterol maiores. Isso é provocado pelo consumo freqüente de vinho entre os franceses. Bebedores moderados também apresentam probabilidade 20% menor de sofrer de depressão e risco menor de demência, inclusive Mal de Alzheimer.
Você mais jovem e saudável
O vinho é agente anti-infeccioso e se tomado moderadamente, não engorda e pode retardar o envelhecimento.
Consumo moderado
Os benefÃcios apresentados pelo médico referem-se ao consumo moderado de vinho tinto, este sim, muito mais benéfico ao organismo em função de componentes como os polifenóis. Segundo o autor, cada pessoa tem sua própria interpretação para o consumo moderado.
Contudo, pode-se dizer que um homem pode beber perto de 300 ml por dia (ou duas taças) e a mulher 150 ml (uma taça) em função da menor tolerância ao consumo de bebidas alcoólicas.
No livro, ele recomenda a Dieta do Mediterrâneo que sugere menos carne, mais peixe, mais frutas e verduras, além do azeite de oliva e, claro dedica ainda um capÃtulo inteiro para alertar sobre os riscos do consumo abusivo de álcool.
LÃbido em alta
E agora uma ótima notÃcia para as mulheres (e seus homens, claro). Um estudo feito pela Universidade de Florença, na Itália, revela que o consumo moderado de vinho tinto pode aumentar a libido sexual feminina. O estudo da universidade italiana foi realizado com quase 800 mulheres da região, entre 18 e 50 anos, em Chianti, na Toscana.
Elas foram classificadas em três grupos conforme o hábito diário de consumo de vinho: as que consomem entre uma ou duas taças de vinho, as que não consomem vinho e as que bebem mais de duas taças.
As mulheres consideradas sexualmente saudáveis responderam questionários com 19 perguntas sobre sexualidade. Essas questões medem o Ãndice FSFI, (Female Sexual Function Index), isto é, uma medida usada em outros estudos cientÃficos sobre sexualidade feminina.
De acordo com as respostas dos questionários, o grupo de mulheres que apresentou os maiores Ãndices de desejo sexual foi o das mulheres que consomem uma ou duas taças de vinho por dia. Contudo, os pesquisadores do estudo fazem duas ressalvas sobre o estudo, explicando que nenhuma diferença significativa foi encontrada entre os grupos em relação à incitação, satisfação, dor e orgasmo, segundo os cientistas no artigo publicado na revista cientÃfica Journal of Sexual Medicine.
Eles afirmam que,"enquanto este resultado precisa ser interpretado com cautela, devido ao pequeno número da amostragem [...] e pela falta de dados de exames de laboratório, ainda assim o estudo sugere potencialmente uma correlação entre o consumo de vinho tinto e melhor sexualidade."
Fontes consultadas: BBC Brasil e Livro Vinho: Saúde e Longevidade (Dr. Antonio Carlos do Nascimento - Editora: Matrix)



