Alimentação e o colesterol
- Categoria: Saúde
- Criado em Segunda, 28 Março 2011 23:06
- Escrito por Elaine Rodrigues
- Acessos: 1112
Pesquisa britânica reforça a importância da alimentação na prevenção e redução do colesterol alto no sangue. Resultados do estudo publicado na revista Archives of Internal Medicine questionam o uso de medicamentos em pessoas saudáveis e comprovam que os medicamentos não reduzem a mortalidade das doenças cardÃacas, o que pode ser conquistado com mudanças nos hábitos alimentares.
Para chegar a essa conclusão, foram analisados 65.229 diagnósticos de pessoas: sendo que 32.623 tomavam estatina - remédios para diminuir os nÃveis de colesterol - e 32.606, placebos. Depois de quatro anos de pesquisa 2.793 pessoas morreram e de acordo com os pesquisadores a diferença do número de mortes entre os usuários dos medicamentos não teve relevância estatÃstica, o que indica que as drogas não são tão eficazes como se pensava.
Segundo a cardiologista médica colaboradora e docente de Pós Graduação da Unidade ClÃnica de LÃpides do Instituto do Coração e Secretária da Sociedade Latinoamericana de Aterosclerose, Tânia Martinez, a indicação de medicamentos para redução do colesterol é comum, mas é necessário ficar atento. "A primeira medida para tratar doenças cardÃacas é analisar o que a pessoa come e como seus hábitos interferem em sua saúde".

E complementa: "Independente do uso ou não de medicamentos, o colesterol alto deve ser cuidado sempre com intervenções de medidas de estilo de vida saudável, como dieta equilibrada, atividade fÃsica, correção e manutenção de peso adequado, interrupção do tabagismo e controle de todos os fatores de risco".
Sabe-se que o colesterol não é exclusividade dos adultos. O estudo observou também 20 mil crianças nos Estados Unidos, sendo que 10% apresentaram Ãndices elevados de gordura no sangue e não possuÃam histórico familiar do problema. Por isso, especialistas afirmam que os cuidados com o coração devem ser praticados desde cedo, bem como os exames de prevenção que hoje são indicados para crianças a partir de 2 anos.
Alimentação e o colesterol
Especialistas temem a indicação abusiva de medicamentos, por isso a alimentação aparece como um forte aliado nesta questão. "É comprovado que o consumo de determinadas substâncias como os fitoesteróis, presentes em óleos vegetais, verduras, frutas e legumes, são essenciais não só para o crescimento e desenvolvimento dos indivÃduos, mas também para a manutenção de nÃveis saudáveis de colesterol auxiliam na redução dos nÃveis de colesterol ruim.", conclui a coordenadora de Nutrição da Unilever, Gisele Pavin.
Para efetiva ação na redução do colesterol, recomenda-se a ingestão de1,6 a 2,0g de fitoesterol por dia que seria o mesmo que comer 340 tomates, ou 168 cenouras, ou 120 maçãs, ou, ainda, 56 fatias de pão integral. Estes números podem ser atingidos por meio de produtos que são enriquecidos com fitoesteróis como a linha de creme vegetais Becel Pro.Activ, que em apenas 2 porções oferecem a quantidade diária adequada.
Â
Sobre Becel
Presente no Brasil desde 1973, a marca apresenta opções de produtos para pessoas que buscam qualidade de vida, fazendo da alimentação uma grande aliada. Toda a linha de cremes vegetais da marca Becel é recomendada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e pela World Heart Federation (Federação Mundial do Coração).
Dentro do portfólio de Becel, está a versão Original, que contém 35% de lipÃdeos, Folic B (composto de Vitaminas B6, B12 e ácido fólico) e vitaminas A, D e E. Becel sabor Manteiga possui os mesmos benefÃcios da original, mas com o sabor da manteiga. Já o creme vegetal Becel Pro-activ, o primeiro alimento funcional no PaÃs aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), foi o primeiro produto brasileiro a ser enriquecido com fitoesteróis, extratos vegetais que auxiliam na redução da absorção do colesterol. Como parte de uma dieta saudável, estudos cientÃficos comprovam que o consumo diário de 20g de Becel Pro-activ diminui significativamente o colesterol 'ruim' (LDL) no sangue.
Sobre Unilever
Atualmente, a Unilever conta com 12 fábricas nos estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Pernambuco, com cerca de 12 mil funcionários. A Unilever Brasil encerrou o ano de 2008 com um faturamento bruto de R$ 10,290 bilhões, mantendo-se como a terceira maior operação da Unilever no mundo, atrás somente dos Estados Unidos e Inglaterra. O faturamento global da companhia em 2008 foi de 40,5 bilhões de euros. Além disso, é a segunda maior anunciante em MÃdia do paÃs, com investimentos de R$ 1,748 bilhão em propaganda, em 2008, um aumento de 22,9 % em relação ao ano anterior.
Â
Foto: Getty Images



